O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) comemorou, nesta quinta-feira, 15, seu aniversário de 30 anos. A celebração foi marcada com a entrega do novo reservatório de água que fica localizado na Avenida dos Uirapurus e foi construído com um novo sistema de aço vitrificado que é bastante utilizado na Europa e no Oriente médio.
Instituído em 15 de agosto de 1989, o Saae viveu todas as fases de desenvolvimento de Nova Mutum. Os serviços compreendem além do abastecimento de água, a coleta de resíduos sólidos (lixo) em toda cidade, Distrito de Ranchão e Comunidade Pontal do Marape.
A diretora do Saae, Carmem Casagrande comentou sobre os desafios da autarquia e dos benefícios que o sistema de distribuição terá com o novo reservatório. “Esse é um reservatório com capacidade de 1 milhão de litros de água, utilizando material extremamente moderno. Nova Mutum é o primeiro município a utilizar essa tecnologia, que é o aço vitrificado resistente as corrosões causadas pelo cloro. É um investimento que melhora inclusive a pressão da água que chega até as residências e empresas”, explica.
Já o prefeito Adriano Pivetta falou dos 30 anos do Saae e destacou o grande momento que a Instituição está passando. “É um momento muito importante comemorar esses 30 anos do Saae, eu vi ao longo desses 30 anos todo crescimento, e mais importante é comemorar essa data com a entrega de mais uma obra, que amplia o sistema de distribuição de água. O Saae passa a prestar um serviço com ainda mais qualidade para nossa comunidade e nossos munícipes, sem que ocorra falta de abastecimento em períodos de longa estiagem como esse que estamos enfrentando. Isso só é possível por conta dos investimentos que estão sendo feitos, inclusive com a substituição da rede. Tenho certeza de que e o nosso Saae é um dos melhores do estado”, detalha.