Ao longo da entrevista Sônia falou da projeção futura para a saúde pública e a construção de novas unidades de saúde para atender a população.
A Secretária de Saúde de Nova Mutum, Sônia Ávila, em entrevista concedida ao programa ‘Balanço Geral’ da TV Cidade – Record, ao Jornalista Mauro Fonseca, destacou algumas ações realizadas durante o ano de 2021. Ao longo da entrevista Sônia falou da projeção futura para a saúde pública e a construção de novas unidades de saúde para atender a população.
Abaixo estão os principais pontos da entrevista.
PANDEMIA COVID-19
“O número de atendimentos aumentou muito, no mês de dezembro chegamos a 32 mil consultas realizadas entre o Pronto Atendimento e as Unidades Básicas. Somente no mês de dezembro fizemos 3.500 exames de COVID no município. Os números são altos e a contaminação também. Tivemos nove profissionais médicos afastados, ou seja, 30% da equipe doente, e o que fazer?! Não tinha, o que fizemos foi colocarmos uma equipe máxima nas unidades e no PA, mas mesmo assim tivemos muitas reclamações por demora no atendimento. Por dia chegamos a atender no P.A mais de 350 pessoas. O nosso número era totalmente diferente, vínhamos de um pico de 17 mil atendimentos no P.A e Unidades Saúde, porém os números dobraram. Essa onda não é tranquila o nível de transmissão dela é muito mais alto, mas a vacinação tem ajudado o vírus a não ser grave”, destacou Sônia.
VACINAÇÃO CRIANÇAS
“Temos dados que a contaminação de crianças na onda superior é inferior aos dados apresentados agora. Não tínhamos casos graves da doença e hoje apresentamos em nosso Boletim Epidemiológico um óbito de criança e uma outra criança internada, isso é preocupante. Queríamos muito que a procura pela vacina de crianças fosse maior, mas infelizmente por haver muita fakenews, existem muitos pais com medo de vacinar seus filhos”, disse.
PROSPECÇÃO PARA 2022
“A saúde está contemplada em um novo pacote de obras que ainda deve ser lançado pelo Prefeito Leandro Félix, temos algumas necessidades como novas unidades básicas de saúde e principalmente um Pronto Atendimento digno para nossa população. Transformaremos o antigo Hospital Municipal, ele se tornará o Pronto Atendimento, Laboratório Municipal, Farmácia Popular. Construção de um PSF na região sul da cidade onde funcionará até às 17h como unidade básica e depois deste horário como Pronto Atendimento para atender a população”, enfatizou.
HOSPITAL HILDA STRENGER RIBEIRO
“A relação com o Hospital Hilda Strenger Ribeiro funciona como compra de serviços, compramos cirurgias, internações, pagamos por atendimento. O paciente interna e no final do mês recebemos esses prontuários onde eles são auditados e pagos. No final do mês de janeiro fizemos a compra de mais 10 leitos de enfermaria para COVID-19 que nos ajuda com as internações municipais”, ressaltou.
CIRURGIAS ELETIVAS
“Devido ao COVID-19 parou-se de fazer cirurgias eletivas, em 2020 não foi feito nada. Em 2021 fizemos mais de 300 cirurgias entre cataratas e pterígio, que são pacientes de 2020. Neste ano queremos encerrar as cirurgias de 2021, e com essa estrutura na saúde iremos conseguir”, afirmou Sônia.