Visando a segurança dos alunos da rede municipal, a Secretaria de Administração vem realizando desde fevereiro deste ano um treinamento nas escolas municipais, orientando os alunos e profissionais sobre evacuação em situação de emergência.
Esta semana foi a vez do Centro Municipal de Educação Básica Infantil Lucia Faccio Tasca e do Centro Municipal de Educação Infantil Pequenos Brilhantes receberem o treinamento.
A medida é uma ação do Serviço Especializado em Segurança, Medicina e Engenharia do Trabalho (SESMT), ligado a Secretaria Municipal de Administração. A 5° companhia Independente de Bombeiros Militar é responsável pela supervisão do dos treinamentos.
Para o técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura de Nova Mutum, Antônio Santana é preciso orientar as crianças em situações de emergência uma vez que quando surgem esse tipo de anormalidade a tendência é que as crianças entrem em pânico. “Infelizmente são poucos municípios que fazem esse treinamento sobre evacuação com crianças, e esse treinamento tem essa finalidade de orientar os professores sobre como agir como os alunos em situações de risco”, detalha.
Antônio cita como exemplo o Centro Municipal de Educação Básica Infantil Lucia Faccio Tasca que atende cerca de 800 alunos e possui dois pisos. Durante o treinamento a unidade foi totalmente evacuada em dois minutos e meio. “Antes do treinamento de evacuação, passamos em cada sala de aula com todas as orientações sobre os protocolos de segurança, após a conversa com os alunos e profissionais em sala de aula o que fazemos é um treino prático de evacuação, acompanhado pelos brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros. Para nossa surpresa, mesmo sendo uma escola com o segundo piso, os alunos levaram em média dois minutos e meio”, relata.
De acordo com o secretário Municipal de Administração, Geder Luiz Genz estas ações preventivas podem evitar situações de grande repercussão. “Essa é uma medida preventiva de grande importância para ensinar nossos alunos e profissionais de toda a rede de educação sobre como se comportar em situações de pânico e risco. Montamos um plano de atuação para atendermos e realizarmos treinamentos em todas escolas e creches municipais”, destaca.