O Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores de Nova Mutum (MutumPrev) realizou na noite do última terça-feira, 14, no plenário da Câmara Municipal de Nova Mutum, um encontro com os servidores municipais para realizar a prestação de contas referente ao ano de 2018 e palestra de atualização da Reforma da Previdência Social.
Entre as informações prestadas, o Fundo Municipal de Previdência Social dos Servidores abordou o aumento significativo de benefícios permanentes que passou de 11 processos concedidos em 2017 para um total de 24 benefícios em 2018, sendo 21 aposentados e 03 pensionistas.
Já nos gastos o Fundo superou suas expectativas. Com o limite de uso de 2% em despesas administrativas, o MutumPrev utilizou no ano de 2018 apenas 0,69%, o que corresponde a economia de aproximadamente R$ 300.000,00 (trezentos mil reais). Com isso, o RPPS além de economizar, manter seu equilíbrio financeiro, também dá inicio a sua reserva administrativa.
Para a diretora executiva, senhora Terezinha Aparecida Leite Arissava, esse bom resultado é fruto de um trabalho em equipe com responsabilidade e dedicação. “Somos muito empenhados em executar e zelar pelo RPPS do servidor municipal. Com os repasses financeiros sempre em dia, documentações e prazos regulares junto ao Ministério da Previdência e Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, conseguimos dar seguimento ao nosso maior objetivo, que é cuidar do presente e futuro do servidor”. Destaca.
Para o presidente do Comitê de Investimentos do MutumPrev, Antônio Otalívio, o ano de 2018 encerrou com ótimos resultados. “Embora o ano de 2018 tenha sido bastante volátil no campo da economia, conseguimos realizar boas aplicações e ultrapassar nossa meta atuarial em 1,36%, o que resultou em uma evolução financeira de 58,79%”, comemora.
Reforma da Previdência
Já em relação a PEC 06/2019 que trata da reforma da previdência social, as noticias ainda não são muito agradáveis.
O advogado e assessor jurídico do MutumPrev, Paulo Ferreira ministrou a palestra e apresentou as principais alterações trazidas pela proposta. A apresentação pode ser lida na integra no site do MutumPrev através do endereço eletrônico; www.mutumprev.com.br.
Segundo o palestrante as alterações estão mais rigorosas desde sua proposta inicial. “Se o brasileiro pensava que o texto inicial era rigoroso, suas atuais alterações vem apresentando muito mais rigidez e menos benefícios para seus maiores interessados, que são os contribuintes previdenciários”.