Laboratório de pesquisas no Park Tech de Nova Mutum será inaugurado nesta sexta-feira

O empreendimento de pesquisas compreende uma área de 2.824,63 metros quadrados e fica na área do Park Tech.

Fonte: Ana Paula Dias

laboratorio de pesquisas no park tech de nova mutum sera inaugurado nesta sexta feira
Arquivo

A Prefeitura de Nova Mutum irá inaugurará na próxima sexta-feira, 08, o laboratório tecnológico que irá modernizar a matriz econômica de toda região com serviços de certificação para a agroindústria. O empreendimento de pesquisas compreende uma área de 2.824,63 metros quadrados e fica na área do Park Tech (Parque Tecnológico), cuja área total é de 150 hectares, que compreende espaços para realização de feiras tecnológicas, universidades, incubadoras, horto medicinal, auditório e laboratório de pesquisa.
A obra foi dividida em duas etapas, sendo a primeira a estrutura física que custou o montante de R$ 12,6 milhões, viabilizado através de financiamento público contratado pela Prefeitura junto a Caixa Econômica Federal autorizado pela Câmara de Vereadores. Na segunda etapa foram investidos mais de R$ 4,5 milhões em equipamentos pela Universidade do Vale do Taquari – Univates de Lajeado – RS, que será responsável pela gestão do laboratório através da Unianálises.
O Prefeito Leandro Félix destaca que a criação do Park Tech tornará o município de Nova Mutum referência no centro-oeste no desenvolvimento de pesquisas.
“Desde quando iniciamos esse projeto, tínhamos o objetivo de projetar Nova Mutum no cenário nacional, conseguimos avançar significativamente e agora vamos dar mais um grande salto com a inauguração do laboratório de pesquisa que será gerido por um dos principais laboratórios do país que é a Unianálises” – destaca.
De acordo com Leandro esse é um momento histórico para o desenvolvimento de Nova Mutum, já que o Park Tech é uma rede em movimento integrado, onde empresas, fornecedores, instituições governamentais, universidade e sociedade estarão conectadas. “Esse projeto conecta Nova Mutum aos grandes parques tecnológicos do país, e o inicio das operações do laboratório é um grande avanço, principalmente no que se refere a análises de toda a nossa região, em áreas diversas como alimentos, componentes, microbiologias, entre outros, impulsionando assim a verticalização e atração de novos investimentos”, explica.
O Park Tech
O Park Tech contém uma área de 150 hectares, o espaço compreende área para realização de feiras tecnológicas, universidades, parque tecnológico com incubadoras, auditório e laboratório de pesquisa.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.