Aqueles que ainda não se imunizaram, devem procurar pela Central de Vacinas URGENTE das 7h às 16h.
Já está disponível na Central de Vacinas a dose de reforço para imunização contra a Covid-19. O Ministério da Saúde recomendou o reforço visando o aumento da proteção de todos os brasileiros conta a variante Ômicron.
“A dose de reforço é fundamental para frear o avanço de novas variantes e reduzir hospitalizações e óbitos, em especial em grupos de risco” – reforçou Sônia Ávila, Secretária de Saúde de Nova Mutum.
O reforço poderá ser aplicado em qualquer pessoa maior de 18 anos que tenha recebido as duas doses de vacina, respeitando o prazo mínimo dos quatro meses após a segunda aplicação.
A Secretária reitera a importância de se completar o ciclo vacinal. “É muito importante que todos completem o ciclo, pedimos atenciosamente para aqueles que ainda não tomaram a segunda dose que procure pela Central de Vacinas das 7h às 16h, para se imunizarem” disse.
De acordo com o Ministério da Saúde a vacina da Pfizer será utilizada como dose de reforço em pessoas vacinadas com os imunizantes Coronavac, AstraZeneca e Pfizer. A opção por essa vacina levou em consideração o aumento da resposta imunológica no esquema heterólogo. De maneira alternativa, os imunobiológicos da Janssen e AstraZeneca também poderão ser utilizados na dose de reforço.
Inicialmente destinada a ser de aplicação única, a vacina da Janssen também deverá ser reforçada. Quem a recebeu entre dois e seis meses atrás pode comparecer a Central de Vacinas (7h às 13h) para a segunda dose. Nesse caso, o imunizante utilizado deverá ser do mesmo fabricante.