Construção civil vive forte crescimento e setor tem dificuldade em contratar mão de obra

Fonte: GCOM

construcao civil vive forte crescimento e setor tem dificuldade em contratar mao de obra
Arquivo

Em setembro, seis obras da Administração Municipal serão homologadas, movimentando ainda mais o setor

Nova Mutum tem vivido um crescimento significativo com relação à oferta de postos de trabalho, especialmente no setor da construção civil. Isso se deve em parte à expressiva quantidade de obras públicas e empreendimentos privados que estão sendo lançados no município. As empresas envolvidas neste setor estão com certa dificuldade em encontrar mão de obra qualificada.

Neste ano a Prefeitura Municipal lançou o maior pacote de obras do Município, com investimento de R$ 150 milhões, voltados a obras nas áreas da Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública, Esporte, Mobilidade Urbana, Infraestrutura e outras.
O secretário de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Mauro Manjabosco, aponta que há diversas oportunidades disponíveis.

“Estamos avançando muito na estruturação das obras municipais. Hoje são 30 obras para licitar. E as empresas já contratadas pelo Município estão com dificuldade para preencher vagas de trabalho. Em um levantamento rápido, contamos mais de 120 vagas nas funções de pedreiro, carpinteiro, serventes e auxiliares em diferentes especialidades. Isso faz com que as obras atrasem, e a comunidade sai perdendo. Então a gente faz um apelo para que mais pessoas busquem qualificação nessas áreas, e que mais pe” – explica.

A captação de currículos ajuda na tentativa de suprir a demanda gerada pelos postos de trabalho. Segundo a coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Nova Mutum, Michele Baumann, somente nesta semana estão para ser preenchidas mais de 70 vagas para o setor. “Disponibilizamos as vagas e interligamos a mão de obra desempregada às empresas, mas o setor demanda todo dia por profissionais qualificados e isso está sendo difícil no momento”, disse.

Para o mês de setembro, seis obras do município serão homologadas, movimentando ainda mais o setor da construção civil na cidade. Até dezembro serão iniciadas as obras de novas etapas macro e micro drenagem, Escola Militar, Politec, Força Tática, Conselho de Abastecimento Farmacológico (CAF) e a reforma do antigo Hospital Municipal.
A Administração ainda conta com o desafio da conclusão das obras conveniadas com o Governo do Estado. Está em andamento a reforma e ampliação das escolas estaduais José Aparecido Ribeiro, Virgílio Correa Filho e Padre Johannes, esta última no Distrito Ranchão.

Informações sobre vagas

Mais informações sobre as vagas de emprego ofertadas em Nova Mutum podem ser obtidas no SINE, que fica na rua dos Guaritas, N 88 (próximo a Câmara de Vereadores), telefone 65 3308-5400 – ramal 6024 e 6026.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.