Os dados do Boletim Epidemiológico divulgados nesta sexta-feira, 15, confirmam 03 novos positivos para Covid-19 no município. Desses, 02 casos foram confirmados através de critério laboratorial, ou seja, testes rápidos imunológicos e 01 através do Laboratório Central (Lacen/MT).
Com essas confirmações já são 21 o número de pessoas infectadas pelo coronavírus em Nova Mutum desde o inicio da pandemia. 01 óbito foi registrado, e 09 pessoas já foram consideradas recuperadas da doença.
Desses três novos casos um paciente encontra-se hospitalizado na enfermaria do hospital municipal em observação, sem a necessidade de oxigênio, os outros 02 estão em Isolamento Domiciliar por terem seus casos considerados leves.
Assista a coletiva de imprensa pelo FACEBOOK ou INSTAGRAM
A secretária de Saúde, Anke Schwabe afirma que todas as medidas de orientação estão sendo feitas no sentido de conscientizar a população à adotarem as medidas preventivas. “Estamos falando de um vírus que é muito agressivo e que sua transmissão é muito rápida, enquanto as pessoas não adotarem os procedimentos de segurança, manterem a distância, fazerem o uso de máscaras, evitarem contatos e aglomerações de pessoas não iremos mudar esse quadro. É preciso que cada um faça sua parte”, alerta. Anke reafirmou que tanto a Prefeitura de Nova Mutum quanto o Comitê de Enfrentamento municipal tratam cada caso com a maior seriedade e transparência possível. “Podem ter certeza que nenhum caso será encoberto, tratamos desse tema com extrema seriedade. Nossa total atenção está em preservar a vida de nossa população”, destaca.
Uso Obrigatório de Máscaras
Mato Grosso foi o primeiro estado do país a instituir o uso obrigatório de máscaras. Há aplicação de multa aos estabelecimentos privados, em Mato Grosso, que não se adequarem ao uso de máscaras faciais está em vigor desde o início do mês (05.05).
A penalidade está prevista no Decreto Estadual nº465, do dia 27 de abril. O valor da multa é de R$ 80 por pessoa sem máscara dentro das instalações, seja funcionário ou cliente.
Conforme o Decreto, os estabelecimentos públicos e privados deverão afixar na porta de entrada um aviso com o alerta sobre a obrigatoriedade do uso de máscara facial e a possibilidade de comunicação para retirar do local quem descumprir a norma, com auxílio da Polícia Militar, caso necessário.