Uma nova frente fria poderá derrubar novamente as temperaturas em Cuiabá no próximo fim de semana. A tendência, segundo as previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é que a mínima possa chegar aos 12ºC na capital mato-grossense. Durante a semana, o clima deve continuar seco e fará calor.
As previsões apontam que uma grande e forte frente fria vai avançar sobre a América do Sul nos primeiros dias de agosto trazendo uma massa de ar frio de origem polar muito intensa.
As simulações atmosféricas iniciais apontam que as quedas devem acontecer por todo o Sul do Brasil, onde há possibilidade de neve, e em muitas áreas do Sudeste e Centro-Oeste.
Em Cuiabá, a semana começa com altas temperaturas, que podem chegar aos 37ºC. A partir de sexta-feira (02), as mínimas e máximas começam a cair na capital mato-grossense. Neste dia, está previsto que os termômetros fiquem entre 19ºC e 30ºC.
No sábado, há a possibilidade que a mínima atinja os 12ºC, com a máxima não devendo ultrapassar os 20ºC durante o dia. Neste mesmo dia, também existe 30% de chance de chuva.
A última chuva na Capital ocorreu no dia 13 de maio, com 1,2 milímetros. No entanto, a última significativa aconteceu no dia 9 de maio, quando houve registro de 41 milímetros, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
A previsão ainda aponta uma possibilidade de que os termômetros cheguem a 4ºC no domingo. Porém, como a previsão ainda é distante, é provável que estes dados se alterem ao longo da semana.
No dia 06 de julho deste ano, durante uma frente fria, Cuiabá bateu o recorde de madrugada mais fria do ano. Os termômetros chegaram a marcar 10.4ºC. Um dia depois, a capital mato-grossense teve o segundo dia mais gelado, com a mínima de 10.6ºC.
Neve no Sul
A chance de voltar a nevar no Sul do Brasil é prevista para a sexta-feira, 2 de agosto, nas serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e também no Planalto Sul catarinense. Porém, não se pode descartar a chance de nevar também na madrugada e/ou manhã do sábado nas mesmas regiões citadas.