A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT), em concordância com os gestores que integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires, decidiu que a nova ala do Hospital Regional de Sorriso será destinada para o atendimento de especialidades diversas.
A decisão foi tomada com base na análise da ocupação dos leitos Covid-19 na região e visando à retomada das cirurgias eletivas. São estimadas 100 cirurgias eletivas por mês no Hospital Regional.
Após reunião entre os gestores de 15 municípios – incluindo o gestor de Sorriso – e o secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, ficou acordado que o Estado analisará as necessidades da região para futuramente ampliar 10 leitos convencionais de UTI.
“Alinhamos uma decisão com toda a região, porque buscamos a convergência com as gestões municipais da Saúde. A região concordou que seria incoerente abrir mais leitos para Covid-19 e, portanto, a área ampliada do Hospital Regional auxiliará no avanço das cirurgias eletivas e possibilitará mais agilidade à modernização de toda a estrutura. Teremos um hospital reformado por inteiro”, garantiu o secretário Gilberto Figueiredo.
Com a mudança de estratégia, a área recém ampliada no Hospital Regional de Sorriso irá comportar outras alas da unidade, para que seja possível a modernização e reforma de todos os setores do hospital. O novo planejamento prevê o funcionamento de um total de 20 leitos convencionais de UTI no hospital.
“Tivemos uma reunião muito produtiva e parabenizo o secretário Gilberto Figueiredo. O diálogo é necessário e a decisão foi conjunta. Assim decidimos o melhor resultado futuro para a nossa região. Acredito que quem ganha é a população”, avaliou o prefeito do município de Santa Carmem e presidente do consórcio Vale do Teles Pires, Rodrigo Audrey Frantz.
A previsão é de que a ala ampliada do Hospital Regional de Sorriso seja inaugurada já na próxima semana.