O Sistema Federação das Indústrias de Mato Grosso (Sistema Fiemt), por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL MT), em parceria com Rumo, maior operadora logística ferroviária do Brasil, lançam o maior programa de recrutamento e qualificação profissional de Mato Grosso. Nos Trilhos de Mato Grosso tem como objetivo ofertar recrutar, selecionar e capacitar pessoas para trabalhar nas empreiteiras responsáveis pela construção da Ferrovia Estadual Senador Emílio Vuolo. No total, a ação vai beneficiar mais de 4 mil trabalhadores envolvidos em toda a obra.
Em parceria com o Senai, nessa fase, o programa vai ofertar 280 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional. Serão realizadas 14 turmas presenciais, sendo sete na unidade Senai de Rondonópolis e sete em Jaciara. Os cursos oferecidos são para ajudante de obras, armador de estruturas pesadas, carpinteiro de obras, mestre de obras com ênfase em terraplanagem e construção, operador de caminhão basculante, pipa e guindauto, operador de escavadeira e construtor de alvenaria.
As capacitações são compostas por 20 horas de iniciação em Sistemas Ferroviária, tratando ainda sobre saúde, segurança e meio ambiente; de 160 a 420 horas com formações específicas em 16 diferentes cursos de qualificação profissional; e de 8 a 16 horas com conhecimentos sobre normas regulamentadoras (NR 12 para operadores de máquinas, NR 35 para montadores e NR 18 em todas as formações).
Outra frente de trabalho será realizada pelo IEL MT que disponibilizará um banco de talentos exclusivo para ser acessado pela Rumo e pelas empresas que fazem parte das obras. “Esse banco será alimentado por ações lideradas pelo Instituto, como a Feira de Empregos. O programa visa estimular a geração de empregos, com pessoas capacitadas que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho às vagas ofertadas pelas empresas”, ressaltou a gerente de Negócios do IEL MT, Bruna Faria.
A Rumo espera atrair talentos de todos os níveis para o desenvolvimento dos trabalhos neste novo trecho operacional da ferrovia. Aos interessados em participar das capacitações profissionais, o gerente de Marca Empregadora da Rumo, Tiago Proba, destaca o desafio que o projeto tem em chegar a mais de 4 mil postos de trabalho, somente em 2024. “São pessoas diretamente ligadas à construção da ferrovia. As empreiteiras tem capacidade para absorver o público de profissionais locais que estejam qualificados. Os profissionais que passarem pelas turmas do Programa Trilhos de MT terão grandes possibilidades de serem empregados dentro da construção da ferrovia. Eles serão avaliados durante a realização do curso e direcionados para as vagas que estejam potencialmente aptos”, explica Proba.
As inscrições podem ser feitas virtualmente. Mais informações pelo telefone 0800 646 6101.
A Ferrovia
Iniciada em novembro de 2022, as obras da nova ferrovia terão mais de 700 quilômetros de extensão e irá conectar os municípios de Rondonópolis, Cuiabá e Lucas do Rio Verde. Com previsão de ser concluída em prazo máximo de 10 anos, as obras vão abranger 16 municípios mato-grossenses, estimulando a geração de empregos diretos e indiretos.
A geração de empregos será um dos grandes legados da ferrovia. Desde que os trabalhos foram iniciados, a ferrovia já mobilizou mais de 1.000 profissionais na construção do primeiro viaduto ferroviário de Rondonópolis entregue no primeiro semestre de 2023 e em outros cinco viadutos que estão em construção entre Rondonópolis e Juscimeira. A empresa também está executando a terraplanagem por 35 km do traçado projetado que segue em direção ao Médio-Norte.