A necessidade de reativar os dez leitos de UTI/Covid em Sinop foi apresentada ontem (18) em Cuiabá, pelos prefeitos Ari Lafin (Sorriso) e Roberto Dorner (Sinop) em reunião com o diretor da Casa Civil, Mauro Carvalho e o senador Carlos Fávaro. Segundo Ari, o Governo do estado se comprometeu em reativá-los no prazo máximo de 20 dias. “Será necessária a recontratação da equipe. Os leitos haviam sido fechados pela queda na procura, vivenciada em novembro”, explica. Hoje Sinop conta com 19 leitos disponíveis para UTI/Covid.
Ari destaca ainda a reunião também debateu a necessidade do aumento de leitos em Sorriso mesmo. “Hoje só temos dois leitos de UTI/Covid no Regional de Sorriso, mas o Hospital Regional de Sorriso tem equipe formada, tem centro de hemodiálise e tem condições de aumentar esse número, portanto, vamos fazer essa solicitação ao governador”, salienta. O prefeito destaca que Lucas do Rio Verde também apresentou a possibilidade de disponibilizar oito novos leitos, mas há a necessidade da análise de viabilidade técnica, visto que itens como hemodiálise são indispensáveis para a implantação de uma UTI. “Em todo o Estado estamos vivendo esse aumento no número de casos e em todo o Estado também temos a falta de leitos; por isso mais uma vez pedimos que todos se unam para combater a covid”, frisa.
A grande procura pelo Hospital de Campanha -3.023 atendimentos nos primeiros 15 de janeiro com 931 casos positivos; também levou o prefeito Ari Lafin a destacar que o hospital não será de forma alguma desativado. “Não temos essa intenção. Pelo contrário, vamos manter ativo para prestar o atendimento precoce e preventivo”, diz. “Estamos iniciando o Arranca Safra 2021 e temos muitos motoristas e operadores de máquina tanto daqui quanto de fora trabalhando; precisamos estar preparados para garantir atendimento se for necessário e também garantir a retirada da safra”, explica.
Outra preocupação, o retorno às aulas, também seguirá orientação do Governo do Estado.
“Aguardamos o posicionamento do Alan Porto (secretário de Estado de Educação). Nosso município está totalmente preparado e pronto para começar de forma gradativa, mas não somos uma ilha e vamos conversar com o governador e atender todos os decretos estaduais quanto ao retorno presencial também”, destaca.
Conforme Ari, ele e Dorner estiveram em Cuiabá representando o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Teles Pires, levando ao governador as preocupações dos 15 municípios. A intenção é mais uma vez unir forças entre municípios e Estado no combate à Covid-19. “E mais uma vez salientamos à nossa população que continue tomando todas as medidas preventivas, usando máscara, evitando aglomerações e fazendo a higiene das mãos com frequência para juntos vencermos essa batalha”, finaliza.