Em meio ao sentimento de incerteza, ansiedade e, muitas das vezes, de tristeza, os pacientes que tratam a Covid-19 no Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, contam com a musicoterapia para renovar a própria esperança.
A metodologia é uma modalidade terapêutica que utiliza elementos musicais como som, ritmos, melodia e harmonia para promover a expressão de conteúdos psicoafetivos nas pessoas.
Implementada em julho de 2020 pelo psicólogo da unidade estadual, Ricardo Souza Oliveira, a musicoterapia já atendeu cerca de 100 pacientes do Hospital Metropolitano.
Um estudo realizado em 2011 pela Universidade de Drexel (Estados Unidos), com atualizações divulgadas em agosto de 2016, mostrou que a terapia com a música parece contribuir para o alívio da dor, da ansiedade e da fadiga.
De acordo com Ricardo, esses benefícios têm sido notórios no decorrer do tratamento com os pacientes da unidade hospitalar.
Para a diretora do Hospital Metropolitano, Cristiane de Oliveira Rodrigues, a terapia com a música tem obtido resultados positivos tanto para os pacientes quanto para os trabalhadores da unidade, despertando emoções e estimulando o bem-estar, sendo muito importante no processo de recuperação do paciente.