Representantes do Consórcio Alto do Rio Paraguai participaram de uma capacitação do programa ArcGis, no município de Tangará da Serra (240 km da capital). O curso foi oferecido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra), por meio da Secretaria Adjunta de Cidades.
O treinamento ocorreu entre 19 e 22 de março, integrando as ações da Coordenadoria de Geotecnologia da pasta, que trabalha com a implantação do chamado GeoCidades. Essa é uma ferramenta computacional de alta tecnologia disponibilizada pelo Governo de Mato Grosso às prefeituras, para ser utilizada no planejamento urbano e melhoria na aplicação de recursos públicos.
Segundo o prefeito de Nortelândia, Zema Fernandes, que também é presidente do consórcio Alto do Rio Paraguai, o trabalho colaborativo entre Estado e município se faz importante para ambos, além de favorecer o melhor atendimento ao interesse público.
Tangará da Serra foi o município sede do curso, que teve duração de 40 horas, e que contou com a participação de técnicos de Nova Marilândia, Denise, Porto Estrela, Nova Olímpia, Nortelândia e a anfitriã Tangará. Entre os representando o Estado presentes, estiveram os servidores Raquel Grecco e Marcus Aquino Galérius.
“Com a capacitação realizada nos municípios, logo virão benefícios que vão assim aumentar a arrecadação das cidades, tornando os impostos mais justos e aplicando-os de forma correta e planejada para o bem-estar do cidadão”, comentou o Secretário Adjunto de Cidades, Wener Santos.
Caberá ao município a gestão do banco de dados, bem como a inserção das informações cadastrais que serão utilizadas para o planejamento e execução das políticas públicas de forma orientada.
Por meio de cooperação técnica, a Secretaria Adjunta de Cidades continuará auxiliando e instruindo os municípios com a divulgação de vídeos e passo a passo. São ações do GeoCidades: apoio às políticas públicas de ordenamento, planejamento e gestão urbana, como produção de imagens aéreas urbanas, coleta, análise e conversão de dados e treinamentos para equipes municipais para atualização cadastral imobiliária.