A partir desta quinta-feira, 27 de julho, o Município cede seis técnicos de enfermagem e seis enfermeiros para atuar em parceria com a 10.ª CIBM
Foi assinado nesta manhã, 27 de julho, o termo de cooperação técnica para que Sorriso integre a Central Regional de Regulação de Atendimento Pré-Hospitalar do Corpo de Bombeiros Militar do Comando Regional III (CRBM III). Na prática, isso quer dizer que técnicos de enfermagem e enfermeiros contratados pelo Município passarão a rodar em todas as viaturas do Corpo de Bombeiros.
Agora, assim que entrar chamado para os bombeiros – que cairá diretamente na Central de Regulação instalada em Sinop, a ligação também contará com o apoio do médico regulador. Dessa forma, juntos os militares e profissionais da saúde irão receber suporte do médico regulador via telefone que passará instruções e os pacientes poderão receber atendimentos mais invasivos como a aplicação de soro ou de medicação ainda no local da chamada, ganhando tempo no atendimento adequado.
Ao receber a ocorrência, o médico regulador fará o processo de triagem, organizando o fluxo para a unidade de saúde adequada e encaminhando o paciente, de acordo com a gravidade do caso, diretamente para UPA Sara Akemi Ichicava; Hospital Regional de Sorriso ou unidades de PSFs mesmo, quando a situação for menos grave, como uma verificação de pressão arterial, por exemplo.
O novo modelo de atendimento pré-hospitalar do Corpo de Bombeiros será aplicado em salvamentos terrestres, veiculares e em ambientes confinados. A ação contará ainda com o suporte de salvamento aéreo para os casos mais graves. O comandante geral do Corpo de Bombeiros Militares de Mato Grosso, coronel BM Alessandro Borges, pontua que a cidade cresceu e é natural que junto com o crescimento aumentem as ocorrências. “A parceria com a Prefeitura irá permitir que ampliemos as atividades, quer seja no trabalho de resgates como no combate à incêndios com a instalação da base florestal”, ressalta.
“Com isso, além de já avançar com o atendimento profissional no momento do resgate e do transporte, a parceria também permite que os bombeiros possam atuar em outras áreas, o que resulta em melhorias nos demais serviços prestados”, explica o comandante do CRBM III, o tenente-coronel BM Jean Oliveira.
Para o prefeito Ari Lafin a parceria significa um grande avanço. “Essa união de esforços vai garantir mais agilidade no atendimento; o que é fundamental, agora, com o novo modelo, em situações graves ampliasse a chance de sobrevida do paciente até chegar a uma unidade hospitalar”, enfatiza.
“Somos cerca de 140 mil pessoas em Sorriso, somos uma cidade que cresce mais de 20% ao ano e precisamos de parcerias desse modelo para ampliar o atendimento ofertado; temos certeza de que esse novo modelo irá agilizar os fluxos em unidades hospitalares e, em conjunto, ofertaremos um serviço de qualidade, que é o que a nossa população merece”, ressalta Ari.
Hoje, o Município já disponibiliza seis técnicos de enfermagem que rodam junto com os Bombeiros; com a ampliação da parceria e dos serviços, também estão disponibilizados seis enfermeiros, aperfeiçoando o atendimento prestado. A intenção, no futuro, é ampliar o serviço com a presença de médicos interventores rodando junto também. “Também quero agradecer o apoio da nossa Câmara de Vereadores, do presidente Iago Mela e de todos os vereadores; todos foram fundamentais para que esse projeto pudesse ser colocado em prática”, destaca o prefeito.
Para reforçar os serviços, a companhia local também recebeu uma nova viatura de resgate, resultado da emenda parlamentar 284 de autoria do deputado Xuxu Dal Molin no valor de R$ 350 mil. “Esse é uma forma de tentarmos garantir que o socorro chegue de forma rápida a quem precisa”, frisa Xuxu que também agradeceu o trabalho realizado pela Administração Municipal de Sorriso e o apoio da Câmara de Vereadores de Sorriso para que o Município pudesse equipar a viatura. O vereador e presidente do Legislativo sorrisense, Iago Mela, destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 120 mil para a finalidade.
A Companhia recebeu ainda um quadriciclo que será usado no combate a incêndio e em atividades de defesa civil, busca e salvamento. O quadriciclo, um ATV Sportsmam é moderno e durável, tem motor de 570 cilindradas, tração 4×4, é preparado para todo tipo de terreno e será usado em ocorrências onde a dificuldade de acesso inviabiliza as intervenções dos bombeiros militares com veículos maiores. Os municípios de Lucas do Rio Verde e Nova Mutum também receberam quadriciclos.
Com os novos veículos, a partir desta quinta-feira, 27 de julho, a 10.ª Companhia Independente Bombeiro Militar (CIBM) de Sorriso dispõe de duas viaturas de combate à incêndios; três quadriciclos e três viaturas destinadas ao resgate, com a cedência, pela Prefeitura, via Secretaria de Saúde e Saneamento, de seis técnicos de enfermagem e mais seis enfermeiros.
Incêndios florestais
Na oportunidade também foi oficializada a instalação da base aérea de combate a incêndios florestais. Instalada no Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) de Sorriso, a base conta com uma aeronave Air Tractor AT-802 F, que ficará à disposição do Município durante a Temporada de Incêndios Florestais (TIF 2023). Conforme o comandante geral do Corpo de Bombeiros do estado, coronel Alessandro Gomes, a aeronave será usada para dar uma resposta imediata no caso de incêndios.
Com capacidade de 3.100 litros de água por lançamento a aeronave pode fazer pousos e decolagens nos mais diversos modelos de pistas, incluindo fazendas do bioma cerrado e pantanal, proporcionando mais efetividade nas ações de combate aéreo, em conjunto com o combate terrestre.
Acompanharam o evento autoridades municipais, regionais e estaduais.