Manter o foco nas medidas voltadas à saúde pública, mas sem fechar os olhos para outras importantes áreas que contribuem com o desenvolvimento da cidade. É conciliando a atenção em diferentes projetos que, conforme destacado pelo prefeito Emanuel Pinheiro, a Prefeitura de Cuiabá tem trabalhado durante o período de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).
Em entrevista coletiva de imprensa, online, realizada na segunda-feira (20), o chefe do Executivo enfatizou que, com o advento da Covid-19, o Município precisou adequar seus projetos ao atual momento, porém sem paralisar o que já estava em andamento. Segundo ele, é preciso trabalhar para vencer o vírus e, ao mesmo tempo, preparar a Capital para o pós-pandemia.
“As obras e ações não pararam, pois já estavam lançadas e foram colocadas em prática com planejamento e seriedade. Desenvolvemos uma gestão de puro amor, intensidade e dedicação por Cuiabá e pela nossa gente. Uma gestão de inclusão social, sempre priorizando os mais carentes e menos favorecidos. Uma gestão que não para, mesmo quando foi surpreendida com uma pandemia”, evidenciou o gestor.
TRABALHO CONTÍNUO
Para se ter uma ideia, mesmo com as dificuldades, inclusive no âmbito financeiro, impostas pela pandemia da Covid-19, a Prefeitura conseguiu dar seguimento a diversas obras iniciadas antes deste período. Muitas delas foram entregues à população há poucas semanas, atendendo as necessidades das áreas da saúde, infraestrutura, lazer e mobilidade urbana.
São os casos, por exemplo, do Centro Odontológico do Dom Aquino, da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Independência, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) no Parque Ohara e Residencial Ilza Terezinha, e da Clínica de Saúde da Família do CPA I. Somados a esses, o Residencial Ana Maria recebeu a tão sonhada pavimentação, a Avenida Fernando Corrêa da Costa foi totalmente recuperada, uma nova passarela foi levantada em frente a rodoviária e o Bela Vista ganhou uma praça pública.
Ao mesmo tempo, outras importantes obras foram continuadas e, ainda que com um cronograma reprogramado, têm previsão de entrega para este ano. Estão nesse grupo os viadutos José Maria Barbosa (Av. das Torres) e Murilo Domingos (Beira Rio), as obras de pavimentação como no São João Del Rey, Dom Bosco e outras dezenas bairros, a requalificação da Orla do Porto II e o trabalho de ampliação e revitalização do Mercado do Porto.
LANÇAMENTOS
Além disso, com a conquista de novos investimentos e parceria com a iniciativa, fruto de um gestão fiscal responsável, foi possível ainda ampliar benefícios para outras comunidades. Bairros como Nova Esperança III, Jardim Industriário II, Despraiado, Jardim Imperial II (2ª etapa), Sol Nascente, Guaicurus e Jardim Eldorado foram incluídos no programa Minha Rua Asfaltada e recebem obras de rede de drenagem e pavimentação.
A Avenida Dante Martins de Oliveira (Av. dos Trabalhadores) terá um trecho de cerca de dois quilômetros duplicado. Também está prestes a ser lançada a construção da Avenida Contorno Leste, que terá mais de 17 quilômetros. Unindo forças com a iniciativa privada, foi iniciada ainda a edificação de uma ponte de concreto sobre o Córrego do Moinho e a criação de uma nova via, interligando as avenidas República do Líbano e a Dr. Hélio Ribeiro.
“É uma grande quantidade de projetos, obras e ações em andamento, para os quais não medimos esforços para dar continuidade de forma paralela a aplicação de medidas de combate ao coronavírus. Muitas serão inauguradas ainda neste anos. Todavia, mesmo aquelas que não forem concluídas em 2020, ficarão bem encaminhadas e serão importantes legados para a cidade”, pontuou Pinheiro.