Mulheres vítimas de violência doméstica recebem atendimento psicológico virtual durante pandemia em Cuiabá

Fonte: Flávio Coelho, TV Centro América

Foto: Polícia Civil

As mulheres vítimas de violência doméstica estão recebendo atendimento psicológico virtual por uma equipe da Delegacia da Mulher de Cuiabá. Durante o período de pandemia do novo coronavírus, já foram atendidas cerca de 200 mulheres.

A delegada Jozirlethe Magalhães Criveletto afirmou que a mulher vítima de agressão, após registrar o boletim de ocorrência, recebe acompanhamento psicológico na delegacia. No entanto, devido ao isolamento social, os atendimentos passaram a ser realizados de forma virtual.

[Continua depois da Publicidade]

“Dessa denúncia até o momento em que ela realmente vê a medida protetiva em vigor, que aquele autor possa ser afastado do lar, ela tem esse apoio, a garantia de que tem alguém que está junto com ela”, ressaltou.

A psicóloga responsável por esse acompanhamento, Eliane Montanha, disse que os atendimentos são realizados por mensagens ou vídeo conferência.

[Continua depois da Publicidade]

“Por causa dessa questão da pandemia e confinamento fizemos algo diferenciado para preservar as vítimas”, explicou.

De acordo com a delegacia, a frequência dos atendimentos acontece sempre que a vítima sentir necessidade, podendo ser mensal, semanal ou diário.

“Uma vítima de violência se sente como se tivesse perdido tudo. É como se o agressor ultrapassasse todos os limites dela. No momento em que ela busca ajuda, ela quer se sentir acolhida e muitas se sentem envergonhadas”, disse Jozirlethe.

A delegada afirmou ainda que o isolamento social faz com que as mulheres agredidas procurem menos a delegacia, e alerta para que fiquem atentas à saúde emocional nesse período.

“Sabemos que quando o agressor não está na casa é o momento em que elas mais procuram a delegacia. Temos vítimas de violência doméstica que já estão em um sofrimento tão grande que acabam desenvolvendo doenças. Algumas já estão com depressão”, afirmou.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]