Mulheres do Campo: Sinop promove novo módulo com curso de artesanato em fibra de bananeira

O programa Mulheres do Campo foi lançado em março desse ano, é uma das iniciativas que integram a política pública de fortalecimento da agricultura familiar e do turismo em Sinop

Fonte: CENÁRIOMT

Mulheres do Campo: Sinop promove novo módulo com curso de artesanato em fibra de bananeira

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Diretoria de Turismo, promoverá, no próximo dia 23 de junho, mais uma etapa do programa Mulheres do Campo, desta vez com o curso de artesanato em fibra de bananeira. A ação será realizada no assentamento Wesley Manoel dos Santos, zona rural do município (Gleba Mercedes).

O curso tem como objetivo incentivar a autonomia financeira das mulheres do meio rural, oferecendo capacitação para o aproveitamento de materiais naturais e sustentáveis, como a fibra da bananeira, na produção de peças artesanais. A atividade integra a proposta do programa de valorizar os saberes locais, fortalecer a economia familiar e promover o empreendedorismo feminino no campo, além de incentivar o turismo de base comunitária.

[Continua depois da Publicidade]

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Pedro Seraffini, o programa Mulheres do Campo tem impactado positivamente dezenas de moradoras do assentamento. “Acreditamos no potencial das mulheres do campo e sabemos que, com qualificação, elas podem transformar realidades. Já levamos informações sobre aposentadoria rural, turismo rural e agora o artesanato em fibra de bananeira, que vem ao encontro do que o programa propõe: gerar renda com criatividade, sustentabilidade e identidade local”, destaca o secretário.

A capacitação será gratuita e conduzida pela agrônoma e artesã, Beatryz dos Santos. O programa Mulheres do Campo foi lançado em março desse ano, é uma das iniciativas que integram a política pública de fortalecimento da agricultura familiar e do turismo em Sinop.

[Continua depois da Publicidade]

“Nosso intuito é fortalecer o turismo rural e o turismo de base comunitária, de uma forma muito objetiva e simples, mostrando para a comunidade que é possível trabalhar com o turismo, aproveitando tudo que elas já realizam dentro das suas propriedades, agregar valor, agregar experiências para os visitantes” enfatizou a diretora de turismo e turismóloga da Prefeitura, Leidiane Viegas.

O objetivo da Prefeitura de Sinop é estender o projeto Mulheres do Campo para outras comunidades rurais da cidade.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]