Dezoito detentas da Cadeia Pública Feminina participaram, nesta terça-feira (01), do evento que deu início ao Projeto Reconstruindo Sonhos nesta unidade prisional. O projeto é uma iniciativa do Ministério Público de Mato Grosso que, junto com parceiros, implementa o programa em diversos municípios do estado e, agora, chega a Rondonópolis. As ações na cidade são realizadas por meio de uma parceria com as Secretarias Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciti) e de Promoção e Assistência Social (Sempras).
Para abrir a programação, que terá 26 encontros pelas manhãs, totalizando 80 horas de aula, estavam presentes ao ato as secretárias de Ciência, Tecnologia e Inovação, Neiva de Cól, e de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati Perez, além do promotor de Justiça Reinaldo Antônio Vessani Filho. “Nós, com a parceria da Obra Kolping, vamos levar para dentro da Cadeira Feminina o curso de maquiagem, que vai complementar a formação das mulheres que estão ali privadas de liberdade, capacitando-as para que elas consigam atuar dentro do mercado de trabalho quando alcançarem novamente a liberdade”, comenta a titular da Seciti.
Fomentando esperanças e oportunidades de integração como membros da sociedade, o Reconstruindo Sonhos incide em vários aspectos da estrutura de valores de suas alunas, abrangendo temas como relações pessoais, família e espiritualidade, humanização, comunicação, visão de futuro, planejamento e emprego, criando perspectivas às detentas para que, ao saírem do sistema carcerário, tenham mais facilidade para abrirem portas para sua atuação profissional.