No último sábado (28), uma mulher de 30 anos foi presa sob suspeita de racismo e homofobia, após um incidente em uma lanchonete na cidade de Sorriso,Norte de Mato Grosso. A Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência, que também envolveu agressões verbais a uma funcionária do estabelecimento.
De acordo com informações fornecidas pela PM, os agentes foram chamados para responder a uma situação de agressão na lanchonete. A funcionária do local relatou que a suspeita entrou no estabelecimento visivelmente alterada e, após alguns minutos, começou a se envolver em discussões com outros clientes.
A funcionária ainda acrescentou que a mulher teria abordado de forma inadequada um senhor, que optou por deixar o local ao invés de confrontá-la. A situação escalou quando a suspeita passou a agredir verbalmente a funcionária, ocasião em que outro cliente interveio e foi alvo de agressões racistas e homofóbicas.
A suspeita foi detida pelos policiais e posteriormente encaminhada à delegacia local, onde foi presa em flagrante por lesão corporal leve, injúria, vias de fato e injúria racial.
Qual a diferença entre racismo, preconceito e discriminação?
Muitas pessoas tendem a achar que racismo, preconceito e discriminação são o mesmo. Entretanto, apesar de serem, sim, similares, esses contatos são diferentes.
Enquanto o preconceito trata-se de, como o próprio nome já diz, um conceito sobre algo sem conhecimento prévio, a discriminação é o ato de tratar, de forma distinta, algo ou alguém, devido a alguma característica.
Por exemplo, a discriminação pode acontecer devido à orientação sexual, ao gênero, cor da pele, entre muitos outros fatores. Logo, já é possível entender qual a diferença, então, em relação ao racismo.
O racismo é um tipo de discriminação devido à cor da pele. Podemos inserir também, dentro das ações de discriminação racial as relativas ao comportamento, cultura, modo de falar, etc.