Uma mulher de 40 anos, que tem deficiência mental, foi resgatada pelo Corpo de Bombeiros, na quinta-feira (29), em Sapezal, a 473 km de Cuiabá. Ela ficou desaparecida por três dias.
De acordo com o tenente Marcel Bueno, comandante do Núcleo de Bombeiros de Campo Novo do Parecis, a 397 km de Cuiabá, que comandou a operação de resgate, a casa da vítima fica em frente a uma área de mata.
A suspeita é de que ela tenha entrado e se perdido. A família avisou aos bombeiros que se deslocaram até Sapezal para fazer o resgate.
“Desenvolvemos um plano de ação com base em mapas e dividimos duplas para dinamizar as buscas. Tivemos o apoio de dois policiais civis, dois familiares e dois voluntários, além de dois bombeiros”, explicou ele.
Ainda segundo o comandante, por ter problemas mentais, a mulher se escondia quando ouvi passos ou percebi a presença de alguém na mata.
“Ela não fazia isso de forma consciente. Na verdade, ela tinha medo. Por ter problemas, ela achava que fosse alguém que faria mal a ela, por isso, se escondia. Isso dificultou a nossa ação”, comentou.
Já no terceiro dia de buscas, inclusive já tento solicitado a presença de cães farejadores, uma das duplas viu um vulto e passou a segui-lo por meio dos rastros.
“De repente, a viram agachada e escondida numa parte mais fechada da mata. Ela quase não fala e só pedia por comida”, disse.
A vítima foi encaminhada para o Hospital Municipal de Sapezal, onde recebeu hidratação e alimentação. Ela não estava ferida, apenas suja e com fome.
“Essa foi uma das buscas mais difíceis que já fiz. Quero aproveitar para agradecer a todos que nos ajudaram e deram apoio. Felizmente, a vítima foi encontrada com vida e está bem”, declarou o comandante.