A Secretaria de Saúde de Cuiabá (SMS) abriu investigação para apurar a denúncia feita por uma paciente de que a Santa Casa teria recebido por uma cirurgia não realizada para a retirada de um tumor na tireoide.
Elizabete Ester da Cruz Ramos conta que passou por uma cirurgia para a retirada de material para exame de biópsia. Após a constatação de que se tratava de um câncer, o médico que a atendeu solicitou que uma cirurgia fosse feita para a retirada do tumor.
Com a informação de que na Santa Casa o procedimento não poderia ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já que a unidade hospitalar está com as portas fechadas há mais de 15 dias, o marido de Elizabete foi até a Central de Regulação de Cuiabá para conseguir vaga em algum outro hospital.
No local, o marido da paciente foi informado que constava no sistema que ela já havia realizado a segunda cirurgia, na Santa Casa de Cuiabá.
Conforme a Secretaria de Saúde, a Santa Casa, ao acessar o sistema, pode escolher a data em que o paciente vai ser internado, a data do procedimento e até mesmo a previsão de alta.
Depois, a unidade hospitalar lança no sistema que o procedimento já foi realizado. Todas essas informações constam no sistema.