O MT Hemocentro, único banco de sangue público de Mato Grosso, está convocando voluntários a comparecerem à sede em Cuiabá para doação de sangue. O período de festas e férias impacta negativamente o número de doações, que já é insuficiente ao longo do ano.
A diretora do MT Hemocentro, Gian Carla Zanela, destacou a necessidade de manter os estoques em níveis seguros, especialmente em épocas de aumento de acidentes de trânsito. “Não conseguimos fabricar ou produzir sangue em laboratório, por isso dependemos da solidariedade da população”, explicou.
A baixa nos estoques pode comprometer tanto os atendimentos de emergência quanto o tratamento de pacientes que necessitam de transfusões regulares.
Como e onde doar sangue em Mato Grosso
Para doar, é necessário portar documento oficial com foto, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Menores de idade precisam de autorização dos responsáveis. As doações podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, exceto nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
No interior, as doações podem ser feitas em unidades localizadas em municípios como Juína, Colíder, Alta Floresta, Cáceres, Primavera do Leste, entre outros. Agendamentos podem ser feitos pelo Sistema de Agendamento ou pelo WhatsApp.
Serviço
O MT Hemocentro fornece atestado de comparecimento aos doadores e justificativa para aqueles que não puderem doar por motivos técnicos.
Fonte: Secom MT