MT é 2º em número de focos de queimadas nos últimos 5 anos e só fica atrás do PA, diz Inpe

Fonte: G1 MT

mt e 2o em numero de focos de queimadas nos ultimos 5 anos e so fica atras do pa diz inpe 784007

Mato Grosso ocupa o segundo lugar da lista em número de focos de queimadas registrados nos últimos cinco anos, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Entre janeiro de 2014 e dezembro de 2018, os satélites registraram aproximadamente 127 mil focos de calor no estado.

Neste ano, foram detectados quase 18 mil focos, 42% menos que em 2017, quando houve quase 31 mil registros de queimadas. Em 2016 e 2015, o número de focos foi praticamente o mesmo, em torno de 27 mil registros. Já em 2014, foram identificados 24 mil focos.

O primeiro do ranking é o Pará, com 173,6 mil focos registrados nos últimos cinco anos.

Ainda segundo o levantamento, Mato Grosso registrou 1.756 focos de incêndio nos últimos cinco meses.

Colniza é o município do estado com maior número de queimadas. Foram quase 16 mil focos detectados pelo satélite nos últimos cinco anos.

Mato Grosso e Maranhão mantêm patamares semelhantes em número de focos, nos últimos cinco anos. No entanto, o gráfico, que apresenta os dados de 2018, aponta uma diferença entre os dois estados, sendo que Maranhão tem menor registro de focos.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!