O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), irá adotar um dispositivo eletrônico, denominado como tag, para controlar o abastecimento de veículos oficiais. A tag é intransferível e seu uso passa a ser obrigatório em substituição ao cartão magnético.
Os primeiros veículos que terão o dispositivo pertencem a frota da Secretaria de Estado de Saúde (SES), de acordo com o cronograma montado pela Secretaria Adjunta de Patrimônio e Serviços da Seplag. É previsto que até o final de 2019, todos os veículos oficiais dos 26 órgãos e entidades estejam com a tag implantada.
O dispositivo será instalado no para-brisa de veículo, sob os cuidados do condutor cadastrado, que deve ter seus dados no Sistema de Gestão de Abastecimento de Combustíveis sempre atualizados e estar ciente sobre o saldo do cartão e estabelecimentos credenciados pelo governo. É expressamente proibido abastecer outro veículo que não aquele ao qual a tag está vinculada.
Segundo a secretária adjunta de Patrimônio e Serviços, Karollyne Martimiano, a Seplag tem buscado meios para promover maior controle e segurança nos abastecimentos no intuito de combater qualquer tipo de fraude. “Esse dispositivo possibilitará o acompanhamento mais efetivo do consumo de combustível, também dificultará possíveis fraudes e eliminará o problema da perda de cartões de abastecimento”, afirmou a secretária.