A invasão do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e Palácio do Planalto por bolsonaristas neste domingo (08) são inaceitáveis e devem ser repelidos com rigor. Em Nota assinada pelo Procurador Geral de Justiça de Mato Grosso, José Antônio Borges Pereira, o MPE manifestou repúdio e condenação aos atos.
Segundo o documento, “Criminosos travestidos de manifestantes (atentaram) contra instalações do Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal e do Palácio do Planalto, com o nefasto objetivo de desestabilizar os poderes constituídos e colocar em xeque a democracia em nosso país”.
Ainda conforme o MPE, os atos devem ser repelidos de plano pelos órgãos responsáveis pela defesa do regime democrático com o rigor que o momento exige, à luz da Constituição e das leis, com a justiça responsabilizando aqueles que, direta ou indiretamente, participaram ou contribuíram para os ataques às instituições.
O documento observa que em 30 de outubro de 2022, o povo brasileiro, de forma ordeira, pacífica e democrática foi às urnas para eleger um novo governo, e a vontade popular deve ser respeitada e acatada por cada cidadão deste país.
“O Ministério Público de Mato Grosso se junta ao Ministério Público Brasileiro e às demais instituições comprometidas com o Regime Democrático de Direito para afirmar que estará atento e pronto para, de forma legal e constitucional, agir em defesa da democracia tão arduamente conquistada pelo povo brasileiro”, finaliza o documento.