O movimento no Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, caiu 3% entre os dias 1º e 13 deste mês, em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com a concessionária que administra o aeroporto, a Centro-Oeste Airports (COA).
A suspeita é de que a redução já seja reflexo da pandemia de coronavírus. No Brasil, foram registradas as primeiras mortes por Covid-19 nesta semana. Mato Grosso teve o primeiro caso confirmado da doença nessa quinta-feira (19).
Nesta quinta-feira (19), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou uma nota na qual afirmou que cabe somente à União o fechamento de aeroportos.
A concessionária informou que o aeroporto opera regularmente, seguindo as orientações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para a contenção do vírus.
Foram adotadas uma série de medidas com o intuito de conter a propagação do coronavírus entre colaboradores, clientes e parceiros, além de assegurar a manutenção de todas as operações.
Medidas de prevenção e orientações sobre o COVID-19 foram elencadas em um guia. Cartazes com as medidas de prevenção focadas nos colaboradores foram afixados nas áreas internas.
Foi intensificada a higienização das superfícies e pontos de contato frequente com álcool 70% dos terminais (corrimão, catraca, balcão etc), instalou dispensers de álcool gel nas áreas de grande circulação, aumentou a rotina de higienização das longarinas e de limpeza de sanitários, vestiários, salas de reunião e equipou todos os locais administrativos com álcool gel.