Mosquito de um centímetro deixa cidades de Mato Grosso em situação crítica

Fonte: CENÁRIOMT

mosquito-da-dengue
Mosquito de um centímetro deixa cidades de Mato Gosso em situação crítica

Mato Grosso enfrenta uma situação crítica em relação às arboviroses, com 73 municípios em alerta e 35 em risco de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya, zika e febre amarela. O Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa/LIA), divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), revela que cidades como União do Sul, Santo Antônio de Leverger, Sinop, Cáceres, Várzea Grande e Cuiabá estão entre as mais afetadas.

O cenário estadual é preocupante, com mais de 20 mil casos confirmados de chikungunya e 12 mil casos de dengue, além de óbitos confirmados e em investigação. Para combater a proliferação do mosquito, diversas ações estão sendo realizadas em todo o estado. Em Cuiabá, por exemplo, o bairro Pedra 90, um dos mais afetados pela dengue, recebe um mutirão com mais de 800 servidores e apoio da Polícia Militar. A Prefeitura de Cuiabá também disponibilizou transporte público gratuito para os agentes e manterá abertas as unidades básicas de saúde do bairro durante o fim de semana.

Em Várzea Grande, a situação de emergência em saúde pública foi prorrogada por mais 90 dias devido ao aumento expressivo de casos de arboviroses. A prefeitura alerta que a população deve redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, eliminando água parada em recipientes como vasos de plantas, pneus e garrafas. É fundamental procurar um serviço de saúde ao apresentar sintomas como febre alta, dores musculares e articulares, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. A colaboração da população é essencial para o sucesso das ações de combate ao Aedes aegypti e para a redução dos casos de arboviroses em Mato Grosso.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!