Iniciou nesta quarta-feira, dia 29, a panfletagem, de porta em porta de residências e comércios, sobre a coleta de lixo automatizada. O trabalho, realizado pelas equipes de campo da Sanetran, informa e orienta a população para que o novo formato de coleta seja realizado corretamente.
O trabalho orientativo será concluído no dia 02/08 e, depois começa a primeira fase de implantação, com a instalação de 150 contêineres, na região central da cidade, abrangendo as avenidas das Figueiras, Embaúbas, Jacarandás, Ingás, Júlio Campos e Sibipirunas. A previsão é que, em um curto espaço de tempo, também sejam executadas as fases dois e três, e instalados mais 290 contêineres nos demais bairros, totalizando 440.
Os contêineres ficarão em uma distância de 130 metros entre um e outro, em pontos estratégicos das ruas onde os moradores vão descartar seu lixo doméstico. A lixeira possui um pedal de acionamento, basta pisar nela e a tampa será erguida para que possa depositar seu lixo.
O caminhão coletará automaticamente esse resíduo. Através de encaixes que têm nos contêineres é feita a transposição do material do recipiente para o interior do veículo, sem a necessidade de que os trabalhadores entrarem em contato com o lixo. Um procedimento seguro que leva cerca de 2 minutos.
As coletas serão realizadas, no mínimo, duas vezes por semana, tanto ela como a limpeza dos contêineres com equipamentos apropriados para higienizar e evitar mau cheiro, serão sempre no período noturno, onde há menor fluxo de pessoas e veículos.