Moradores de Sinop aprovam novo sistema de agendamento para vacinas contra Covid

Fonte: CENÁRIOMT

7821

O sistema de agendamento para vacinação contra Covid-19 completou uma semana de funcionamento e registrou, até a manhã desta terça-feira (29), pouco mais de 2,4 mil registros. Deste número, 1.834 pessoas já compareceram até uma das oito unidades vacinadoras cadastradas e receberam a primeira dose de um dos imunizantes contra a doença. O levantamento da Secretaria de Saúde aponta ainda que, neste mesmo período, ocorreram pelo menos 165 cancelamentos devido ao não comparecimento da pessoa cadastrada.

Inclusa no grupo das lactantes, Karla Porto Ignácio escolheu a Unidade Básica de Saúde do Jardim das Nações para receber a primeira dose do imunizante contra Covid-19. “Eu acessei pelo link, achei muito didático, preenchi com os meus dados, escolhi data e local, e o resto foi bem tranquilo”, disse.

O acesso pode ser feito na página principal do site da prefeitura, pelo ícone disposto para agendamento, ou diretamente pelo link https://vacinacao.sinop.mt.gov.br/ . A cada novo grupo lançado, ficam disponibilizados pelo menos 15 dias para a escolha de local, data e horário de vacinação. A abertura de novas datas vai ocorrendo de modo gradual, acompanhando o andamento da vacinação.

As unidades de regiões mais próximas do centro, como UBS Palmeiras e Primaveras, por exemplo, são as com maior procura e acabam tendo as vagas preenchidas rapidamente. Em casos como estes, a orientação é verificar a disponibilidade de agendamento nos demais locais. Neste momento, por exemplo, o sistema aponta vagas disponíveis em julho em unidades como Alto da Glória, Camping Club, Nações e Sabrina. Há vagas também no Centro Integrado de Atendimento (CIA) Jacarandás.

O sistema, que foi desenvolvido a partir de uma parceria com a empresa MPX Brasil Soluções Web, responsável pelo website da Prefeitura, é totalmente seguro e tem como base a utilização do CPF da pessoa a ser imunizada. Caso o munícipe não compareça na data e hora marcada, terá só mais uma oportunidade de agendar uma nova ocasião. Além disto, a página atende a legislação da internet, inclusive os requisitos de acessibilidade e da Lei Geral de Proteção de Dados.

A ferramenta tem como objetivo tanto diminuir os casos de aglomeração nas unidades vacinadoras além de atender, também, as medidas de biossegurança contra a Covid-19. “Foi excelente fazer agendamento pelo site, pois quando cheguei no local, fui atendida com menos de 15 minutos, e sem contar que quando fui fazer o agendamento pelo site, foi super rápido e prático”, destacou a moradora do bairro Boa Esperança, Geyziana da Silva Cavalcante Formagio, de 21 anos, vacinada no CIA Jacarandás.

Após o agendamento, é importante que a pessoa a ser vacinada apresente algum documento oficial com foto, cartão SUS atualizado ou o CPF, além do cartão de vacinação. “Eu gostei muito do sistema de agendamento para vacinação da Covid. O agendamento foi muito rápido e muito fácil. Em questão de minutos eu já tinha terminado”, destacou a moradora do bairro Maria Vindilina I, Andressa Cristina da Silva Santana, 24 anos.

COMO FICA A SEGUNDA DOSE?

A segunda dose não precisa ser agendada. Para este grupo, a Secretaria de Saúde realizará ações específicas, a exemplo da promovida no último sábado (26/06), quando duas unidades de saúde estavam abertas exclusivamente para atender a população com a segunda dose programada para recebimento até 30 de junho. O munícipe pode verificar no próprio cartão de vacinas a data de retorno e, deste modo, acompanhar a divulgação das mobilizações.

PANORAMA DA VACINAÇÃO

Desde o início do processo de vacinação contra Covid-19 em Sinop, pouco mais de 41 mil doses já foram aplicadas entre os grupos considerados prioritários pelo Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra Covid-19 do Ministério da Saúde. Pelo menos 11 mil pessoas receberam as duas doses de um dos imunizantes distribuídos pelo Governo Federal.

Neste momento, há três tipos de vacinas com dupla aplicação que estão sendo enviadas para Sinop. A Coronavac/Butantan, com intervalo de 28 dias entre 1ª e 2ª doses; a AstraZeneca/Oxford/Fiocruz, com intervalo de 12 semanas; a Pfizer, também com intervalo de 12 semanas.

TOMEI AS DUAS DOSES, E AGORA?

Apesar de já existir vacinas contra a Covid-19, os cuidados para evitar transmissão e contágio devem continuar. O uso de máscara e higienização de mãos com água e sabão ou álcool 70º são fundamentais. Ao espirrar, cobrir boca e nariz. E, sempre que possível, manter o distanciamento social.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!