Os moradores de Alto Paraguai, a 219 km de Cuiabá estão sem água deste de domingo (17), quando o abastecimento foi suspenso, em razão da contaminação do rio. Para tentar solucionar a situação e amenizar a necessidade da população, a prefeitura começou a distribuir água com caminhão-pipa, nesta quinta-feira (21).
Antes da iniciativa da prefeitura, os moradores contavam apenas com uma mangueira que fica em um ponto da cidade. A água vem de uma mina que fica a cerca de 3 km da cidade.
Entretanto, quem não dispõe de transporte para ir até o local mangueira, utilizou outras alternativas.
A moradora L ucineide Oliveira dos Santos, que é doméstica, não teve como buscar água na mangueira, então ela usou água da chuva para fazer os serviços domésticos, inclusive cozinhar.
A iniciativa da prefeitura visa abastecer, especialmente os morados que não têm condições de buscar, nem de comprar água.
Em uma das distribuidoras da cidade, a venda de garrafão de água dobrou. De acordo com o proprietário, em dias normais, a média de venda é mil garrafões por semana. No entanto, de domingo até quarta-feira (20), já haviam sido vendidos mais de 800 garrafões.
A suspensão do abastecimento de água ocorreu depois que peixes foram encontrados mortos no Rio Paraguai. A suspeita é de tenham sido vítimas de contaminação por agrotóxicos.
As aulas também foram canceladas. A prefeitura estuda a possibilidade de decretar estado de calamidade pública.
O rio possui mais de 2.600 km de extensão e é um dos principais cursos d’água do país.