Várias cidades de Mato Grosso registraram na semana anterior, temperaturas que ultrapassaram sufocantes 40°C.
Diante disso, vários vídeos com pessoas ironizando o calor gigantesco surgiram nas redes sociais e se espalharam na web. Em um deles, uma moradora identificada como Fabiane Batista dos Santos, de 36 anos, fritou um pastel na calçada de casa, nesta sexta-feira (25) no município de Jangada, a 82 km de Cuiabá.
A funcionária pública conta que decidiu fazer o experimento para movimentar o grupo da família, já que a mãe de Fabiana, Valda Batista Amorim, trabalha com produção de pastéis no municípios e é dona do maior pastel do país, com 1,74 metros e mais de 15kg.
“A ideia de fritar um pastel se deu porque minha mãe foi quem fez o maior pastel do Brasil. E com o calor que estava, resolvemos fritar um pastel”, comenta.
No vídeo, é possível ver o óleo fervendo com o pastel em uma frigideira. Na gravação, ela brinca “Bem fresquinho aqui em Jangada, ein?”.
Fabiane ainda diz que não esperava toda a repercussão do vídeo nas redes sociais e explica o segredo do pastel ficar pronto em pouco tempo. “Fiz a massa bem fininha e com um pouquinho carne, já que a carne que vai dentro do pastel já estava pronta, cozida e temperada”.
Nesta sexta-feira, a cidade chegou a temperatura de 44°C. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esse foi o dia mais quente do ano até o momento.