Os noivos Aline Weber, de 31 anos, e Pigma Amary, de 28 anos, estão fazendo uma campanha para arrecadar recursos para ajudar no combate e tratamento da covid-19 na comunidade do Xingu, na cidade de Canarana (km da Capital), em Mato Grosso. Aline é modelo internacional e Pigma é técnico de enfermagem, oriundo da aldeia.
Com esse dinheiro, o casal pretende levar medicamentos, equipamentos de proteção e respiradores para as unidades de saúde da região.
Os indígenas vêm sofrendo com o novo coronavírus nas aldeias. Segundo dados da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), o Xingu registrou 135 infectados, desses oito morreram vítimas da covid-19.
Pigma perdeu o cunhado e amigos para a doença, e ao entrar em contato com a realidade dos seus conterrâneos resolveu ajudar. Aline, que é presente nas passarelas de Nova Iorque, Milão, e Paris, sempre foi envolvida com as causas ambientais, dessa forma que conheceu Pigma em 2018, também encabeça o projeto. Os dois moram em São Paulo.
Para ajudar as pessoas devem entrar em contato com o Instituto de Pesquisa Etno Ambiental do Xingu (IPEAX), pelo email: ipeax@yahoo.com.br, a campanha dura por tempo indeterminado.