Ministro Fávaro recebe comitiva de prefeitos de Mato Grosso no Ministério da Agricultura e Pecuária

Fonte: Assessoria

39266535 a914 48de 9131 18987afe6dda

Nesta terça-feira (11), por ocasião do Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas (ENPP), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu uma comitiva com mais de 30 prefeitos mato-grossenses para dialogar sobre a realidade dos municípios e detalhar os programas do Mapa.

O ENPP é uma iniciativa da Presidência da República que tem o objetivo de aproximar as prefeituras do trabalho do Governo Federal e fortalecer o pacto federativo.

“A equipe do Ministério da Agricultura e Pecuária está aqui para atender os municípios e os prefeitos da melhor forma possível. Muitos já estão sendo atendidos e nós já temos um cronograma de entregas bastante positivo. Estamos aqui para ouvir quais são as principais demandas dos municípios”, destacou Fávaro. “Nosso compromisso é atender os municípios porque é lá que, de fato, moram as pessoas”, completou.

Participaram da reunião os prefeitos de Curvelândia, Jadilson de Souza; Nossa Senhora do Livramento, Dr. Thiago; Novo Santo Antônio, Junior Contador; Porto dos Gaúchos, Vanderlei de Abreu; Santo Antônio do Leste, Miguel Brunetta; Tangará da Serra, Vander Masson; Rio Branco, Pabollo; Salto do Céu, Professor Mauto; Rosário Oeste, Mariano Balabam; Reserva do Cabaçal, Jonas Campos; Poxoréu, Luciano Sol; Mirassol D’Oeste, Hector Alvares; Jauru, Passarinho; Araputanga, Enilson Rios; General Carneiro, João Filho; Guarantã do Norte, Subtenente Márcio Gonçalves; Juara, Nei da Farmácia; Alto Taquari, Marilda Sperandio; São José dos Quatro Marcos, Jamis Bolandin; São Pedro da Cipa, Eduardo Abreu; Alto Paraguai, Adair Moreira; Torixoréu, Thiago Oliveira; Araguainha, Francisco Naves; Boa Esperança do Norte. Calebe Francisco; Santa Rita do Trivelato, Volmir Bassani; Nova Nazaré, Narizinho; Nova Brasilândia, Toninho; Novo Mundo, Casciano Reis; Vila Bela da Santíssima Trindade, André Bringsken; Jangada, Rogério Meira; Santa Terezinha, Thiago Castellan; Nova Marilândia, Jefferson Souto; Vera, Yago Giacomelli e Rondolândia, José Guedes.

Após as intensas chuvas do início do ano, a principal demanda dos municípios mato-grossenses é a recuperação de estradas vicinais e a reconstrução de pontes. No estado, o Mapa já executou cerca de 1,5 mil quilômetros de recuperação de estradas vicinais. “São obras em andamento e contratos em diversos locais nesse período de dois anos que estamos aqui”, disse Fávaro.

O ministro também apresentou o catálogo de programas e ações disponíveis para que as prefeituras se cadastrem e destacou a eficiência do Mapa com entregas de máquinas de primeira qualidade, permitindo aos gestores garantir a manutenção dos equipamentos e a agilidade na recuperação de estradas vicinais, com uma equipe de engenharia do Ministério atuando diretamente na vistoria das obras. Já foram investidos aproximadamente R$ 15 milhões em máquinas e equipamentos para os municípios de Mato Grosso.

Ainda, foi destacado por Fávaro o projeto da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Nossa Senhora do Livramento. A Embrapa da Baixada Cuiabana atuará, em parceria com outras instituições, com foco no desenvolvimento da agricultura familiar e culturas locais, como a fruticultura, olericultura, mandiocultura, piscicultura, entre outras. De acordo com o ministro, a estrutura trará benefícios significativos para o desenvolvimento econômico e social da região.

Na segunda-feira (10), o ministro recebeu 12 prefeitos de municípios mato-grossenses. Com as reuniões, será realizado um diagnóstico da situação geral do estado para melhor atender as demandas de cada região.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso. Cargo: Jornalista | DRT: 0001781-MT