Ministério Público recomenda suspensão de projeto de energia solar em cidade de Mato Grosso por suspeitas de irregularidades

Uma investigação civil está em andamento para verificar possíveis irregularidades na proposta.

Fonte: CENÁRIOMT

Ministério Público recomenda suspensão de projeto de energia solar em cidade de Mato Grosso por suspeitas de irregularidades
Ministério Público recomenda suspensão de projeto de energia solar em cidade de Mato Grosso por suspeitas de irregularidades Foto: Imagem ilustrativa

Um projeto ambicioso de eficiência energética que previa a instalação de usinas de energia solar fotovoltaica na rede municipal de Brasnorte, Mato Grosso, foi temporariamente paralisado.

A 1ª Promotoria de Justiça de Brasnorte emitiu uma Notificação Recomendatória nesta quinta-feira (10) ao prefeito Edelo Marcelo Ferrari, solicitando a interrupção imediata de todos os trâmites administrativos relacionados à contratação de crédito para o financiamento da iniciativa.

[Continua depois da Publicidade]

A medida do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) vem após o início de uma investigação sobre o projeto. Caso a operação de crédito já tenha sido concretizada, o MP recomendou o cancelamento imediato de quaisquer contratos estabelecidos com as empresas responsáveis pelas usinas solares.

Além disso, foi dado um prazo de cinco dias corridos para que a Prefeitura de Brasnorte apresente todos os relatórios, documentos e informações pertinentes ao processo de contratação.

[Continua depois da Publicidade]

Indícios de sobrepreço e pedido de transparência em Mato Grosso

A promotora Roberta Camara Vieira Jacob esclareceu que a ação visa “garantir a lisura do processo e evitar prejuízos ao erário público, enquanto se apuram os fatos”. Uma investigação civil está em andamento para verificar possíveis irregularidades na proposta.

A apuração foi motivada por uma denúncia feita por dois vereadores do município, que apontaram indícios de sobrepreço na oferta da empresa selecionada para executar o projeto. O Ministério Público também expressou preocupação com a falta de respostas da Prefeitura de Brasnorte a solicitações anteriores de documentos, o que levanta questionamentos sobre a transparência da gestão municipal.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]