Com o objetivo de garantir que mais pessoas em situação de vulnerabilidade tenham acesso aos programas sociais do Governo Federal, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT), por meio do Centro de Apoio Operacional (CAO) Assistência Social, iniciou uma ampla campanha de divulgação.
Desde o início desta semana, 40 linhas de ônibus que circulam por Cuiabá exibem vídeos informativos sobre como acessar benefícios como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social (energia elétrica) e Auxílio-gás. A iniciativa visa orientar a população sobre a importância de realizar o cadastro no Cadastro Único para ter acesso a esses programas.
De acordo com dados do Governo Federal, cerca de 40 mil famílias mato-grossenses que se encaixam nos critérios para receber algum tipo de benefício ainda não estão cadastradas. “Muitas pessoas desconhecem os programas sociais ou não sabem como acessá-los”, explica o coordenador do CAO Assistência Social, promotor de Justiça Paulo Henrique Amaral Motta.
A promotora de Justiça Tessaline Higuchi, coordenadora adjunta do CAO Assistência Social, reforça a importância da iniciativa. “É preciso levar essas informações até as pessoas, para que elas possam exercer o seu direito de cidadania e melhorar sua qualidade de vida”, afirma.
Números alarmantes em Mato Grosso
Apesar de quase 700 mil pessoas em Mato Grosso estarem cadastradas no Cadastro Único, um número significativo ainda vive abaixo da linha da pobreza. “Isso demonstra a necessidade de intensificar as ações de divulgação e facilitar o acesso ao cadastro para que mais famílias possam ser beneficiadas”, ressalta a promotora.
Como acessar os benefícios
Para ter acesso aos programas sociais, é necessário realizar o cadastro no Cadastro Único nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). O cadastro é gratuito e pode ser feito por qualquer membro da família maior de 16 anos.