Mesmo com liminar, idosa morre à espera de vaga na UTI em Cuiabá

Fonte: REPÓRTERMT

1 1

A idosa Luciana Gomes de Souza, de 76 anos, morreu vítima da covid-19, no sábado (4), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Pascoal Ramos, na Capital. Seu quadro era grave e ela aguardava por uma internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o que não ocorreu mesmo após ela conseguir uma liminar na Justiça.

Na sexta-feira (3), o caso se tornou público após o deputado estadual Eliseu Nascimento (DC) divulgar nas suas redes sociais e fazer um apelo. O filho de Luciana, Mário Carioca, teria pedido ajuda e compartilhado o caso nas redes sociais também.

Nas imagens, a vítima fala: a moça disse que aqui não tem condições de cuidar de de mim, pelo quadro da minha saúde.

Mário chegou a fazer um apelo, perguntando onde estavam os doze leitos que o Governo do Estado disse que estavam disponíveis.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou, em nota, que a Central de Regulação fez o possível para conseguir uma UTI e que existe uma fila de pessoas aguardando leitos de UTIs, também com liminares judiciais. No sábado (4), havia 56 pacientes aguardando uma transferência.

Além disso, a SMS pontuou que há uma previsão de que mais 20 leitos fiquem prontos na próxima semana, no antigo Pronto-Socorro. A Prefeitura aguarda a chegada de equipamentos comprados para finalizar os espaços.

Veja nota na íntegra:

Sobre a sra. Luciana Gomes de Souza, a Secretaria Municipal de Saúde informa:

-Ela estava internada na UPA Pascoal Ramos, aguardando a vaga na UTI. Estava recebendo todo o suporte dado a pacientes da sala vermelha da unidade.

-A Central de Regulação fez o possível para conseguir a UTI.

-Existe uma fila com pessoas aguardando UTIs, inclusive com liminares.

-Até às 8h deste sábado, havia 56 pessoas aguardando vaga de UTI.

-A Prefeitura tem a previsão de abrir mais 20 leitos de UTI na próxima semana, no Hospital de Referência. Após a abertura destas UTIs serão montados outros 20 leitos, totalizando 40 novas UTIs. Está aguardando apenas a chegada das bombas de infusão, que já foram compradas.
-O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário municipal de Saúde, Luiz Antonio Pôssas de Carvalho lamentam mais uma vida ceifada por esta doença tão terrível.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!