Uma menino de 11 anos foi encontrado caminhando sozinho e descalço, às margens da BR-163, na terça-feira (19), em Itaúba, a 599 km de Cuiabá. Ele foi resgatado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que o encaminhou ao Conselho Tutelar.
O Conselho Tutelar enfrentou dificuldades para localizar a família da criança, porque ele não havia informado o verdadeiro endereço da casa dele.
Segundo a polícia, ele quebrou o celular da irmã e fugiu de casa por medo, até ser resgatado.
À PRF, o menino disse que morava em Cláudia, a 608 km da capital, e que estava voltando da casa de uma tia que mora em Sinop, a 503 km da Cuiabá.
No entanto, depois de resgatado e entregue ao Conselho Tutelar, os conselheiros descobriram que a versão dada aos policiais não era verdadeira.
Os conselheiros percorreram várias escolas de Itaúba onde o garoto disse que estudava e não encontraram nenhum registro dos responsáveis. Assim, interrogaram o menino e ele contou que, na verdade, morava no Bairro Camping Club, em Sinop.
Ao chegarem ao local, os conselheiros encontraram a mãe, que já fazia buscas na tentativa de encontrar o filho.
O menino também havia dito aos policiais que seria natural do Pará e que morava com a família em uma localidade próxima ao acampamento das empresas responsáveis pelas obras de construção da Usina Hidrelétrica de Sinop.
Essa versão também foi desmentida pelo Conselho Tutelar.