Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra a preocupação do governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, com eventuais invasões de terra. O material foi produzido após reunião do chefe do Executivo Estadual com representantes de entidades ligadas ao agronegócio.
O encontro foi provocado pelo risco de invasões de terra no país. Só neste início de ano há informações de invasões de terra na Bahia, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
“Esta é uma situação que preocupa a todos, mas asseguro que o Governo de Mato Grosso vai ter tolerância zero a qualquer tipo de atividade de invasão ou atividade criminosa. Determinei ao secretário de Segurança Pública que defenda prontamente a integridade e a vida das pessoas. Vamos trabalhar juntos, na legalidade, com o Ministério Público, com a justiça, para defender todos aqueles que produzem. Defendemos o livre direito de reivindicar, de fazer justas reivindicações, porém sem transgredir a lei e a propriedade daqueles que o têm”, afirmou o governador no vídeo.
A resposta do governador Mauro Mendes agradou os representantes de entidades. Durante a reunião, eles foram orientados a fazer um monitoramento constante nos municípios. Por meio do monitoramento, acionar as forças de segurança antes mesmo da invasão acontecer, sendo importante identificar e agir rápido.
Mendes não foi o único a se pronunciar sobre invasões ao longo da semana. Ao participar da abertura de um evento no Rio Grande do Sul, o Ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, condenou a invasão de propriedades privadas. “Em hipótese alguma vamos compactuar com invasão de terra produtiva”, afirmou.
Fávaro declarou que sua posição não é isolada dentro do Governo Federal. “Trago essa mensagem também do presidente Lula.”