A importância da união da Justiça Eleitoral foi reforçada no primeiro compromisso do ministro Alexandre de Moraes como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na manhã desta quarta-feira (17.08). Ele se reuniu com os representantes dos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) do país, dentre os quais esteve presente o presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
O trabalho conjunto e alinhado de toda a Justiça Eleitoral foi destacado como fundamental para a realização das Eleições 2022 com paz, segurança e transparência. “Estamos absolutamente de portas abertas para todas e todos. O TSE sozinho não faz nada. O TSE atua junto com os Tribunais Regionais Eleitorais e com todos os juízes eleitorais”, disse.
Segundo o ministro, é importante que a Justiça Eleitoral tome algumas medidas preventivas em conjunto, e de forma padronizada, antes e, principalmente, no dia da eleição, antecipando alguns procedimentos.
O presidente do TRE-MT afirmou que esta integração tem guiado as ações em Mato Grosso. “Fizemos reuniões preparatórias nos principais polos do estado, com a participação de todos os juízes eleitorais e chefes de cartório, além dos representantes do Ministério Público Eleitoral, e temos enfatizado que o alinhamento é muito importante para cumprirmos nosso planejamento. Com o apoio dos órgãos e da sociedade e o respaldo do TSE, faremos uma eleição transparente e segura”, frisou o desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha.
Temas em debate
A importância do firme combate à desinformação, da articulação com as instâncias locais de segurança, do treinamento das mesárias e dos mesários também foram debatidos durante a reunião.
Os presidentes dos TREs parabenizaram o ministro Alexandre pelo firme discurso em defesa da democracia e das urnas eletrônicas, realizado na cerimônia de posse, na terça-feira (16).