Prefeitos e secretários de Saúde dos 15 municípios que integram o Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires e o Governo do Estado de mato Grosso irão viabilizar mais 30 leitos de UTI, exclusivos para pacientes com a Covid 19.
O anúncio foi realizado na manhã desta quinta-feira (25), em reunião com os prefeitos, secretários de saúde e representantes do Ministério Público e Defensoria Pública.
De acordo com o presidente do Consórcio, prefeito de Itanhangá, Edu Pascoski, dez leitos serão abertos no Hospital Regional de Sinop e outros 20, serão abertos em Nova Mutum.
“No início do mês, nos reunimos com o secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo e com o governador Mauro Mendes, que nos pediram ajuda para abrir novos leitos no interior, a fim de garantir o atendimento na nossa região e se necessário, receber pacientes de outras regiões.”
Os novos leitos do Regional de Sinop serão abertos já na próxima semana. Parte dos equipamentos foram entregues na tarde de hoje (25) e a outra parte, será entregue no sábado (27).
Foram adquiridos dez respiradores e dez monitores. O custo foi de aproximadamente R$ 600 mil. Boa parte do valor será custeado pelas Câmaras de Vereadores dos municípios que integram o consórcio.
“Só temos a agradecer a União das Câmaras de Vereadores, aos presidentes e aos vereadores pela parceria. O momento é de união, para que possamos passar por esse período difícil”, ressaltou o prefeito de Sorriso, Ari Lafin.
Os novos leitos que serão abertos em Nova Mutum estão em fase final de construção, com previsão de início de funcionamento para a segunda quinzena do mês de julho.
Os recursos para custear as novas UTIs serão viabilizados pelo Ministério da Saúde e Governo do Estado, ao custo de R$ 2 mil por dia, por leito