Mato Grosso tem maior percentual de analfabetos do Centro-Oeste

Fonte: G1MT

1 271
Foto: Reprodução/TVCA

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Mato Grosso registrou a maior taxa de analfabetismo da região Centro-Oeste, em 2018, com 7,5%, considerando a faixa etária de pessoas com 15 anos ou mais. Esse índice é maior que a taxa nacional de 6,8%.

Em Mato Grosso do Sul, o índice é de 5%, enquanto que em Goiás, o percentual é 5,7%. Entretanto, os estados do Centro-Oeste estão a frente das regiões Norte e Nordeste. Esses dados também consideram os indivíduos a partir dos 15 anos de idade.

Porém, com 2,6% de analfabetos, Alagoas e Ceará, apesar de estarem em uma região com índices altos, estão a frente dos três estados do Centro-Oeste.

No caso e Mato Grosso, segundo levantamento, o número de analfabetos aumentou quase 12% entre 2017, quando 168 mil eram analfabetos, e 2018.

Um dado importante diz respeito à características das pessoas com baixo índice de escolaridade: o número de analfabetos, em Mato Grosso, é maior entre mulheres, pardos e negros.

No total, o estado tem 188 mil analfabetos, segundo o IBGE.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!