Mato Grosso tem 319 mil pessoas com deficiência, diz IBGE

Fonte: CENÁRIOMT

Cuiabá: Idosos e PCDs conquistam gratuidade e tempo indeterminado no estacionamento rotativo
Cuiabá: Idosos e PCDs conquistam gratuidade e tempo indeterminado no estacionamento rotativo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou que o Brasil tem 18,6 milhões com alguma deficiência. Ou seja, tal número é totalizado pelo percentual de 8,9% de toda a população brasileira a partir de dois anos de idade.

Segundo uma pesquisa da redação do CenárioMT, dentre as pessoas declaradas com deficiência, o maior número é de mulheres, o que representa 10% da população feminina no país. Por outro lado, há 7,9 milhões de homens com alguma deficiência, ou seja 7,7% da população masculina.

Em relação a cor das pessoas deficientes, a população preta (de 9,5%) é maior do que entre pardos (8,9%) e brancos (8,7%).

Separados por estados do país, Mato Grosso ocupa a 18ª colocação, com 319 mil pessoas com deficiência. O Centro-Oeste registrou o maior percentual de pessoas com deficiência na força de trabalho, cerca de 35,7%. Seguida do norte com 35,1%.

Outro dado relevante sobre a pesquisa, estão os números referentes a frequência escolar, nos quais, 93,9% das crianças sem deficiências de 6 a 14 anos frequentam o ensino fundamental, essa taxa é de 89,3% entre as crianças com deficiência na mesma faixa etária. Já no ensino médio, a taxa de frequência é de 54,4% entre as pessoas com deficiência de 15 a 17 anos, contra 70,3% das pessoas sem deficiência.

Já no mercado de trabalho, o nível de ocupação é de 26,6% entre as pessoas com deficiência, contra 60,7% entre a população brasileira total.

Por regiões

O Nordeste foi a região que teve o maior percentual de população com deficiência no último ano, de 10,3%, equivalente a 5,8 milhões de pessoas. Em seguida, vêm as regiões Sul, com 8,8% da população; Centro-Oeste, com 8,6%; e Norte, com 8,4%. Por último, a região Sudeste foi a que teve o menor percentual de população com deficiência, com 8,2%.

Entre no grupo do CenárioMT no WhatsApp e receba notícias em tempo real – Clique Aqui!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.