O estado de Mato Grosso, conhecido por sua rica biodiversidade e produção agrícola de ponta, se prepara para receber um evento de grande relevância internacional: as reuniões técnicas e ministeriais do Grupo de Trabalho da Agricultura (GT Agricultura) do G20.
Com a participação de representantes dos principais países do mundo, o encontro, que acontecerá no próximo mês na charmosa cidade de Chapada dos Guimarães, discutirá temas cruciais para o futuro da agricultura mundial, como sustentabilidade, segurança alimentar e inovação.
As principais pautas do GT Agricultura incluem a busca por sistemas agroalimentares mais sustentáveis, a importância do comércio internacional para garantir a segurança alimentar global e o reconhecimento do papel fundamental da agricultura familiar, camponeses, povos indígenas e comunidades tradicionais na produção de alimentos. Além disso, o evento também abordará a integração sustentável da pesca e aquicultura nas cadeias sociais locais e globais.
Mato Grosso, um exemplo de agricultura sustentável
A escolha de Mato Grosso como sede do evento não foi por acaso. O estado, que concentra a maior parte da produção de grãos do país e possui um vasto rebanho bovino, tem se destacado por suas iniciativas em prol da agricultura sustentável.
A combinação de tradição e tecnologia, aliada à rica biodiversidade do Cerrado, torna Mato Grosso um exemplo a ser seguido em todo o mundo.
O que é o G20?
O G20, abreviação de Grupo dos Vinte, é um fórum internacional que reúne as 19 maiores economias do mundo, além da União Europeia. Criado em 1999, o G20 se tornou um dos principais fóruns de cooperação econômica internacional, com o objetivo de discutir e encontrar soluções para os principais desafios econômicos globais.