A Comissão Intergestores Bipartite de Mato Grosso (CIB-MT) aprovou resolução que estabelece a distribuição, o armazenamento e a aplicação das 55.600 doses da vacina CoronaVac, recebidas na manhã desta quarta-feira (17.03).
A CIB é composta por membros do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT).
Conforme orientação do Ministério da Saúde, as unidades desta nova remessa serão utilizadas como primeira ou segunda aplicação. A determinação é que seja priorizada a vacinação de pessoas de 75 a 79 anos e trabalhadores da saúde. Para a vacina CoronaVac, o prazo para a aplicação da segunda dose varia entre 14 e 28 dias.
A Resolução nº 13 também pactua a distribuição de 380 doses remanescentes, que foram recebidas em remessas anteriores e mantidas como estoque estratégico.
Caso os municípios alcancem a completa vacinação dos públicos-alvo estabelecidos para a imunização, a CIB orienta a continuidade da imunização dos demais públicos elencados pelo Ministério da Saúde.
Após a distribuição dos imunizantes aos municípios, as vacinas deverão ser armazenadas conforme as condições estabelecidas pela fabricante e Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com o apoio da segurança pública.
A aplicação das doses deve ser obrigatoriamente registrada pelos municípios no Sistema Nacional do Programa de Imunização (SI-PNI), do Ministério da Saúde.
Até o momento, Mato Grosso já recebeu 334.360 doses de imunizantes contra a Covid-19.
Clique aqui para visualizar quantas doses cada município vai receber
Covid-19 em Mato Grosso
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quarta-feira (17.03), 279.178 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 6.574 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado.
Também foi repassado a informação por meio da Central de Regulação de Urgência e Emergência (Crue), que Mato Grosso registra, nesta quarta-feira (17), 144 pessoas infectadas pela covid-19 à espera de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Nesta quarta-feira, a Defesa Civil classificou Lucas do Rio Verde com risco MUITO ALTO para Covid-19. A cidade registrou mais um óbito, de um paciente de 36 anos. [Confira]