O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) estima que, até duas horas após o encerramento da votação neste domingo (06), o resultado final das eleições no estado já estará disponível. Segundo a presidente do TRE, desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, a expectativa é que até as 18h todos os municípios mato-grossenses conheçam seus novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. “Estamos preparados, inclusive, para lidar com eventuais quedas de energia, caso a chuva realmente ocorra”, afirmou.
A votação acontecerá das 7h às 16h no horário de Mato Grosso. Para garantir a segurança do pleito, 752 militares do Exército serão destacados para atuar em 45 dos 57 locais de votação em áreas indígenas e predominantemente indígenas.
O TRE-MT também adotou medidas para facilitar o voto de eleitores com deficiência. Um canal de suporte foi disponibilizado para os 11 mil eleitores com necessidades especiais, que poderão solicitar auxílio na locomoção até os locais de votação. “Disponibilizamos canais de acessibilidade com intérpretes de Libras para identificar possíveis dificuldades ou necessidades de transporte”, explicou a desembargadora.
Além disso, a frota de ônibus circulará com 100% de sua capacidade no dia da eleição, especialmente nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande, conforme acordo feito entre o TRE e as empresas responsáveis pelo transporte público.
Uma outra novidade deste pleito é a designação de juízes responsáveis por cada município, que estarão em contato direto com os juízes eleitorais para atender a qualquer necessidade emergencial. Esses magistrados contarão com o apoio de oficiais para garantir a segurança dos eleitores e do processo eleitoral como um todo.
O TRE-MT mobilizou uma grande equipe para garantir o bom andamento das eleições. Serão 31.811 mesários, 13.261 colaboradores, 597 técnicos de urnas, além de servidores, terceirizados, técnicos de satélite, juízes auxiliares e promotores eleitorais, atuando para assegurar a lisura do processo.
Alguns municípios de Mato Grosso seguirão o horário de Brasília, com a votação ocorrendo das 8h às 17h. São eles: Canabrava do Norte, Confresa, Porto Alegre do Norte, São José do Xingu, Vila Rica, Santa Terezinha, Alto Boa Vista, Luciara, Novo Santo Antônio, São Félix do Araguaia, Bom Jesus do Araguaia, Querência, e mais 10 cidades da região.
Com as medidas de segurança e acessibilidade em vigor, o TRE-MT espera que o pleito ocorra de maneira tranquila e que a apuração seja rápida e eficiente.