Mato Grosso se posiciona como polo de investimentos em florestas plantadas

Fonte: CENÁRIOMT

alertas de desmatamento na amazonia caem 68 em abril scaled 1
© Marcelo Camargo/Agência Brasil

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda, durante o evento Floresta 360º, destacou o enorme potencial do estado para investimentos no setor florestal.

Com vastas áreas disponíveis para plantio, um compromisso com a sustentabilidade e uma demanda crescente por biomassa, Mato Grosso se apresenta como um destino atrativo para empresas do setor.

Com 68 mil hectares de florestas de Teca, Mato Grosso já é o maior produtor da América do Sul dessa espécie. No entanto, o estado possui um potencial ainda maior. Segundo dados do Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), até 2030, serão necessários 285 mil hectares adicionais de biomassa para atender a demanda das indústrias locais.

“Mato Grosso encontra-se em uma posição estratégica para investimentos do setor florestal. Nós temos 20 milhões de hectares para ser usados como o sistema IPF, fora as áreas degradadas que podem ser destinadas à silvicultura, e a demanda pela matéria por parte das nossas indústrias”, afirmou o secretário César Miranda.

Oportunidades e incentivos de Mato Grosso

CENARIOMT 1 scaled

O governo de Mato Grosso oferece diversas oportunidades e incentivos para atrair investimentos no setor florestal, como:

  • Infraestrutura: O estado possui uma infraestrutura robusta, com redes de transporte e logística que facilitam o escoamento da produção.
  • Incentivos fiscais: Existem diversos incentivos fiscais para empresas que investem no setor florestal.
  • Parcerias: O governo estadual busca parcerias com o setor privado para fomentar o desenvolvimento sustentável do setor.
  • Tecnologias: O estado incentiva a adoção de tecnologias inovadoras para aumentar a produtividade e a sustentabilidade das atividades florestais.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).