O Governo de Mato Grosso deu um passo importante para a proteção do Pantanal com a sanção da Lei 12.653, que atualiza a legislação ambiental do bioma. A nova lei, que cumpre decisão judicial, impõe restrições mais rígidas para atividades como pecuária, plantações, construção de barragens e Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).
O governador Mauro Mendes defendeu a nova legislação, afirmando que ela garante a preservação do Pantanal, ao mesmo tempo em que permite a continuidade da pecuária extensiva em áreas de preservação permanente com pastagens nativas. “Não se trata de uma liberação irrestrita para criar gado no Pantanal, mas sim de uma forma de utilizar a atividade pecuária para criar aceiros naturais e ajudar a reduzir a propagação dos incêndios”, explicou o governador.
A lei, que se baseia em estudos da Embrapa, busca conciliar a preservação ambiental com o desenvolvimento econômico. Segundo Mendes, o Governo de Mato Grosso tem investido em ações de combate ao desmatamento ilegal e aos incêndios florestais.