Abril de 2024 registrou o maior número de casos de dengue em Mato Grosso desde o início do ano. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o estado contabilizou mais de 29 mil casos prováveis da doença, com uma média de 216 casos diários e nove casos por hora.
O levantamento apontou que abril foi o mês com o maior número de registros, com cerca de 9,5 mil novos casos. Comparando com o início de 2023, todos os meses de 2024 apresentaram um aumento significativo nos casos de dengue.
Apesar do aumento em Mato Grosso, o Ministério da Saúde relatou que não há estados brasileiros com tendência de aumento de casos de dengue. O Maranhão e Mato Grosso mostram uma tendência de estabilidade, enquanto todas as demais unidades da federação apresentam uma tendência de queda nos casos.
No boletim divulgado pela Secretaria de Saúde do estado (SES-MT) no início de maio, foram confirmadas 12 mortes por dengue em Mato Grosso, com outras cinco ainda sob investigação.
Faixa etária mais afetada
Dos pacientes com dengue, 54% são mulheres, com maior incidência entre aquelas com idade entre 20 e 29 anos.
A dengue provoca febre alta e repentina, dores no corpo, manchas vermelhas na pele, vômitos e diarreia, que podem levar à desidratação. A Secretaria de Saúde orienta que moradores que apresentem esses sintomas procurem imediatamente uma unidade de saúde para atendimento médico.