O mercado de trabalho em Mato Grosso vive um momento histórico. Após um período de incertezas, o Estado registra uma queda consecutiva no desemprego pelos últimos três trimestres, atingindo a menor taxa dos últimos 12 anos.
Segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), divulgados pelo IBGE nesta quinta-feira (15), a taxa de desocupação em Mato Grosso caiu de 9,1% no primeiro semestre de 2021 para 3,3% no primeiro semestre de 2024.
A melhora no cenário do mercado de trabalho é resultado de um conjunto de fatores, como o crescimento da economia, a geração de novos empregos e a ampliação da população economicamente ativa. Em 12 anos, o Estado criou mais de 500 mil novos postos de trabalho, elevando o nível de ocupação da população em idade de trabalhar de 61,8% para 67,7%.
Além da redução do desemprego, outros indicadores também demonstram a melhora do mercado de trabalho em Mato Grosso. Houve uma queda significativa no número de trabalhadores subocupados por insuficiência de horas, ou seja, aqueles que gostariam de trabalhar mais horas, mas não conseguem. Também houve redução no número de desalentados, pessoas que desistiram de procurar emprego.